ico-home HOME    ico-agenda AGENDA    ico-noticias NOTÍCIAS

logo

UE em vias de renovar acordo de pescas com Marrocos

Face à proximidade do fim do protocolo de cooperação sobre pescas entre a UE e Marrocos, a CE está a preparar o caminho para renegociar o acordo.
Na última semana, a Comissão Europeia (CE) adoptou uma recomendação destinada a obter uma autorização do Conselho Europeu para negociar um novo protocolo de cooperação sobre pescas entre a União Europeia (UE) e Marrocos, dado que o último acordo entre europeus e marroquinos sobre a matéria expira no próximo Verão, em 14 de Julho.
 
O actual protocolo, negociado para quatro anos, foi alvo de uma avaliação positiva por entidade independente, segundo a CE. E quer a CE, quer o Governo de Marrocos já manifestaram intenções de o renovarem. Nesse contexto, estão em causa 120 navios de 11 países da UE (Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, Lituânia, Letónia, Holanda, Irlanda, Polónia e Reino Unido).
 
Segundo a CE, a avaliação independente feita ao protocolo em vigor concluiu que o apoio ao sector resultante do acordo e da estratégia nacional marroquina para as pescas beneficiou todas as regiões envolvidas.
 
A avaliação enfatiza que os termos do acordo em favor do desenvolvimento económico beneficiaram as populações locais, designadamente, através da possibilidade de descargas em portos de Marrocos e do embarque de marinheiros marroquinos abordo de embarcações da UE (cerca de 200 trabalham a bordo de embarcações europeias).
Fonte: Jornal da Economia do Mar
shutterstock 108327197