Existem atualmente 1923 operações aprovadas, que envolvem um investimento no setor da pesca de mais de 297,7 milhões de euros, que, para a sua concretização, contam com um apoio público de 202,6 milhões de euros, dos quais 148,7 milhões de euros do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA).
Estas operações estão a ser concretizadas e a sua execução totaliza 10% da dotação do programa para o total do período de programação (2021-2027).
É na região Centro que se concentra a maior fatia destes investimentos, envolvendo mais de 80 milhões de euros nas 66 operações aprovadas.
O FEAMPA aprovado para incentivar o investimento produtivo das empresas aquícolas ronda os 32 milhões de euros, com o objetivo de estimular a produção aquícola e assim PT atingir uma produção de 25 mil toneladas por ano.
Já o FEAMPA aprovado para intervenções em portos de pesca e lotas, ronda os 12,5 milhões de euros e o apoio a investimentos a bordo para promover a segurança e as condições de trabalho nas embarcações de pesca ascende a 2 milhões de euros.
Conheça mais sobre o programa, de forma simples, através da Infografia Mar 2030.